Conheça as diferenças entre ABM e Inbound Marketing

diferenças entre ABM e Inbound Marketing

Compartilhe

No dinâmico ambiente do marketing B2B, a busca por estratégias eficazes que realmente gere clientes é uma prioridade constante. Com o avanço da tecnologia e a evolução do comportamento do consumidor, ambas estratégias têm ganhado destaque pelos seus resultados. No entanto, é essencial entender as diferenças entre ABM e Inbound Marketing para saber qual delas se encaixa com o perfil e as metas de negócios da sua empresa.

As duas estratégias são projetadas para aumentar a eficácia das vendas e melhorar a experiência do cliente. Mas cada uma adota uma filosofia e metodologia específica. Enquanto o Account-Based Marketing (ABM) se concentra na personalização e no relacionamento com contas de alto valor, o Inbound foca na criação de um funil de vendas que atraia leads em larga escala que possam ser convertidos em clientes.

O que é Account-Based Marketing? 

As empresas estão cada vez mais conscientes de que os clientes não são apenas números em uma lista de contatos: eles são organizações complexas com necessidades específicas e processos de compra únicos. 

Nesse contexto, o ABM surge como uma resposta a essa realidade ao enfatizar a importância de personalizar as interações para contas específicas. O método permite que as empresas se concentrem em contas de alto valor, cultivando relacionamentos profundos que podem levar a vendas significativas. 

Portanto, o Account-Based Marketing é uma estratégia focada em identificar e nutrir contas específicas dentro do mercado-alvo da sua empresa. Em vez de direcionar campanhas para um público amplo, o ABM personaliza as interações com contas selecionadas que já possuem fit com o seu negócio, considerando suas necessidades, dores e desejos.

Características do Account-Based Marketing

  • Foco em contas estratégicas: as ações são direcionadas a empresas específicas que se encaixam no perfil ideal de cliente (ICP). Investe-se mais tempo e dinheiro nestas contas-alvo que poderão render um aumento no ROI;
  • Comunicação personalizada: cada mensagem e ação de relacionamento é adaptada para atender às necessidades específicas de cada conta;
  • Canais de comunicação: utilização de canais digitais e offline para veiculação das ações de relacionamento. Interesse na recorrência;
  • Integração entre Vendas e Marketing: há uma colaboração intensa entre as equipes de Vendas e Marketing, com o objetivo de alinhar estratégias e maximizar o impacto;
  • Resultados diretos: o sucesso é medido com base em métricas relacionadas à quantidade de canais os quais a pessoa foi impactada na empresa, quantidade de pessoas alcançadas e grau de importância das pessoas impactadas.

Quando usar ABM?

  • Empresas com ciclos de venda longos: quando o processo de compra envolve várias etapas e múltiplos decisores;
  • Mercados B2B com contas estratégicas: quando há contas que representam uma parte significativa da receita.

 

diferenças entre ABM e Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing? 

O Inbound Marketing revolucionou a maneira como as empresas atraem clientes. Em um mundo saturado de anúncios e informações, as empresas precisam ser mais sutis e estratégicas. Assim, esse conjunto de estratégias de marketing se baseia na criação de conteúdo relevante e valioso que educa e atrai potenciais clientes, fazendo com que eles se sintam conectados à marca antes mesmo de considerarem uma compra. 

Em outras palavras, o Inbound Marketing se concentra em atrair leads por meio de conteúdo e experiências que são selecionados apenas para eles, atraindo clientes em potencial para uma empresa. A metodologia por trás disso é o conceito de que os clientes querem relacionamentos autênticos e significativos com as empresas com as quais trabalham, pois essa estratégia ajuda a criar essas conexões. 

Características do Inbound Marketing

  • Foco em atração de leads: utiliza blogs, redes sociais, SEO e outras táticas para atrair um público amplo com o perfil desejado;
  • Comunicação com conteúdo educativo: conteúdo que responde às dúvidas dos leads, educando-os sobre o produto ou serviço. Apesar de sempre buscar atingir um perfil específico, não é possível atingir um nível de personalização extremamente alto;
  • Canais de comunicação: utilização de múltiplos canais digitais para veiculação das campanhas. Interesse na eficiência;
  • Fluxo cronológico entre Marketing e Vendas: a estratégia de captação começa em Marketing e segue um fluxo até chegar em Vendas;
  • Resultados em larga escala: o sucesso é medido pela quantidade de leads gerados, aumento no tráfego do site, redução de CAC e taxas de conversão. 

Quando usar Inbound Marketing?

  • Empresas com ciclo de vendas curtos: ideal para organizações em crescimento, corporações que buscam aumentar a visibilidade e acelerar a movimentação dos leads pelo funil de vendas;
  • Mercados mais amplos: quando é possível atingir uma ampla gama de clientes em potencial.

 

Principais diferenças entre ABM e Inbound Marketing 

Agora que você já entendeu a definição e as características de cada uma dessas estratégias de marketing, certamente, já percebeu como elas se diferem. Para facilitar a comparação, separamos aqui de forma mais detalhada os principais pontos que mostram a diferença entre ABM e Inbound Marketing:

1 – Público-alvo

ABMDirecionado a contas específicas e decisores dentro dessas organizações.

InboundFocado em atrair um público amplo que pode incluir várias personas.

2 – Personalização

ABM Altamente personalizado, com estratégias adaptadas para cada conta. 

Inbound Embora utilize segmentação, a personalização é menos profunda em comparação ao ABM. 

3 – Objetivos de campanha

ABM O principal objetivo é fechar negócios com contas específicas.

Inbound O foco é na geração de leads e nutrição ao longo do funil.

4 – Mensuração de resultados

ABM Avaliação do sucesso baseada em métricas de engajamento e fechamento de contas. 

Inbound Medido pelo número de leads gerados e aumento de tráfego. 

5 – Tempo e recursos

ABM Requer mais tempo e recursos para pesquisa e personalização.

Inbound Uma abordagem mais escalável, mas pode não ser a melhor escolha em situações em que o mercado é muito específico.

diferenças entre ABM e Inbound Marketing
Com o ABM, a pirâmide em relação ao Inbound se inverte

 O ABM e o Inbound Marketing podem ser usados juntos? 

Sim, apesar das diferenças. O primeiro passo para integrar Account-Based Marketing e Inbound Marketing é identificar os clientes ideais e as empresas que se encaixam nesse perfil. Depois de ter essas informações, é possível criar conteúdo personalizado para esses alvos e usar estratégias de ABM para envolvê-los de forma personalizada. 

A chave para uma integração bem-sucedida é entender seu público e fornecer conteúdo que ressoe com eles. Isso requer um profundo entendimento das necessidades, comportamentos e preferências dos seus clientes, o que pode ser obtido por meio de pesquisa e análise completas. 

A integração ABM e Inbound oferece vários benefícios:

  • Uso eficiente de recursos: ao focar em contas de alto valor identificadas por meio de estratégias de Inbound, as empresas podem usar seus recursos de marketing de forma mais eficiente;
  • Engajamento personalizado: o ABM permite uma comunicação altamente personalizada com clientes em potencial, aumentando as chances de conversão;
  • Receita aumentada: a abordagem focada do ABM, combinada com o amplo alcance do Inbound, pode levar ao aumento da receita ao atrair e converter contas de alto valor;
  • Experiência aprimorada do cliente: a combinação de ABM e Inbound garante que os clientes recebam conteúdo e comunicação altamente relevantes e personalizados, melhorando sua experiência geral. 

 

Qual a melhor estratégia para a minha empresa? 

Essa é a pergunta que você deve estar fazendo nesse exato momento.

Escolher entre Account-Based Marketing ou Inbound Marketing, talvez uma combinação entre os dois, é uma tarefa que requer muita análise. Algumas empresas podem até achar que uma ou outra funciona melhor para elas. Porém, para dar esse importante passo, nada melhor que ter ao lado uma equipe especializada no assunto. 

Por exemplo, grandes empresas com potencial para milhares de clientes ou uma ampla gama de ofertas podem se beneficiar mais do Inbound Marketing do que do ABM. Por outro lado, empresas menores, empresas especializadas com ofertas personalizadas ou aquelas que buscam aumentar a retenção de clientes em vez da geração de leads, podem se beneficiar mais do Account-Based Marketing. Quando você quer melhorar seus relacionamentos com clientes e, ao mesmo tempo, aumentar os leads, combinar essas táticas é uma saída. 

A Okre está no mercado para fortalecer marcas B2B justamente por meio do apoio à tomada de decisão com mais inteligência sobre o comportamento do cliente. Afinal, entendemos que cada empresa é única e que a escolha da estratégia de marketing certa pode ser decisiva para o sucesso do seu negócio. 

Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudá-lo a explorar as nuances do ABM e do Inbound Marketing, avaliando suas necessidades específicas e o perfil do seu público-alvo. Com uma abordagem consultiva e personalizada, analisamos seus objetivos e recursos para identificar a estratégia que trará os melhores resultados. 

Seja você uma empresa buscando construir relacionamentos profundos com contas estratégicas ou uma organização que deseja atrair uma base ampla de leads qualificados, a Okre é a parceira ideal para guiá-lo nessa jornada e garantir que sua marca se destaque no mercado.

  • Visite nosso site e saiba mais. Aproveite para entrar contato conosco para tirar suas dúvidas.
Newsletter

Leia mais+