Para conhecermos as tendências de Account-Based Marketing para 2025, é importante saber que ABM é mais que um método ou uma estratégia. Para empresas que atuam somente com o Inbound Marketing, ele propõe um novo jeito de se relacionar com o cliente, desenvolvendo uma mudança cultural nas empresas.
Para as organizações que se encaixam no Perfil de Cliente Ideal (ICP) de ABM, isso significa implementar novos processos, olhar para outras métricas e estabelecer um alinhamento de fato entre Marketing e Vendas. Tradicionalmente, esses dois times enfrentam dificuldades em atuar em conjunto. Porém, com o ABM, passam a trabalhar de forma orquestrada para atingirem os mesmos resultados com contas de alto valor.
O Account-Based Marketing evoluiu significativamente nos últimos anos, impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças na dinâmica do mercado. Para o ano de 2025, várias tendências prometem remodelar o cenário do ABM. Portanto, se sua empresa investe em Marketing, esse texto é para você.
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Principais tendências de Account-Based Marketing para 2025
1. Hiperpersonalização
Uma das características principais do Account-Based Marketing é se concentrar na personalização e no relacionamento com contas específicas, ou seja, criar estratégias adaptadas para cada empresa. Para 2025, a hiperpersonalização será crucial. Isso significa ir além dessa personalização característica para fornecer conteúdo e experiências adaptados às necessidades e comportamentos inerentes de cada conta.
Com a contribuição da IA e do Machine Learning, os profissionais de marketing adaptarão o conteúdo, as mensagens e as ofertas às preferências e comportamentos individuais, aumentando a relevância e o engajamento. Aplicar dados e insights será ainda mais fundamental para atingir esse nível de personalização.
2. Análise avançada de dados em tempo real
À medida que a coleta de dados se torna mais sofisticada, as estratégias de ABM dependerão cada vez mais de análises preditivas. As empresas utilizarão dados para identificar não apenas contas de alto valor, mas também o momento e os métodos ideais para divulgação, melhorando a eficácia das ações de relacionamento.
Ao aproveitar o poder dos dados de intenção em tempo real, será possível sintonizar sinais que revelam quando clientes em potencial estão em busca de soluções. É como ter uma bola de cristal que mostra exatamente quando alguém está considerando uma compra. Essas intenções podem incluir navegar por avaliações de produtos ou comparar preços. Com essas informações, criar conteúdo personalizado que fale com as necessidades e interesses de compradores em potencial.
3. Ferramentas orientadas por IA
Imagine ter um assistente superinteligente que pode ver o futuro. É assim que a tecnologia de IA funciona para profissionais de marketing que usam estratégias de ABM. Essas ferramentas inteligentes podem prever tendências, automatizar tarefas e nos ajudar a entender dados como nunca foi possível antes.
HubSpot, Marketo e Salesforce Einstein são exemplos de plataformas que usam IA para análise preditiva, pontuação de leads e otimização de ações de relacionamento. Essas ferramentas permitirão ações mais ágeis que podem responder a mudanças de mercado em tempo real. Porém, temos que pensar nisso como uma ferramenta, não uma solução.
4. Alinhamento entre Marketing e Vendas
Essa é mais uma característica particular do ABM, em que a colaboração intensa entre ambas as equipes possui o objetivo de alinhar estratégias e maximizar o impacto. Em 2025, esse alinhamento será ainda maior. Veremos mais funções colaborativas e equipes integradas que trabalharão juntas durante toda a jornada do comprador a fim de potencializar os resultados.
A colaboração e a discussão de dados e KPIs comuns ajudarão as equipes a permanecerem na mesma página. Isso exigirá o agendamento de algumas reuniões ou workshops extras, mas esse nível de colaboração levará a esforços simplificados de ABM.
5. Integração entre canais
Entre as tendências de Account-Based Marketing para 2025 está a integração de canais. Quanto mais as jornadas do comprador se tornam complexas, mais uma abordagem multicanal se torna essencial. Além disso, cada usuário tem um canal de comunicação preferido para receber informações.
É por isso que sua importância no ABM continua prevalecendo. O uso de mídia social, e-mail, webinars e até mala direta criam uma experiência perfeita para suas contas-alvo. Ao misturar todos esses canais, as mensagens permanecem envolventes, não importa onde o público da sua empesa as encontre.
Outras tendências de ABM a serem consideradas para 2025
Integração aprimorada de tecnologia de marketing
Essa integração será crucial. Espere um aumento nas plataformas que conectam perfeitamente CRM, automação de marketing e análise, que vão permitir um fluxo de dados mais suave e uma abordagem unificada para ABM.
Maior ênfase na medição do ROI
Com o amadurecimento constante do Account-Based Marketing, a medição do ROI tem se tornado cada vez mais uma ação fundamental. Os profissionais de marketing desenvolverão métricas e estruturas mais sofisticadas para avaliar a eficácia das campanhas das empresas e demonstrar resultados tangíveis para as partes interessadas.
Sustentabilidade nas práticas de marketing
Com a priorização da sustentabilidade pelas corporações, as estratégias de ABM refletirão cada vez mais esses valores. As organizações buscarão práticas ecologicamente corretas em seus esforços de marketing, atraindo o número crescente de compradores ambientalmente conscientes.
- Leia também nosso artigo Benefícios do Account-Based Marketing para empresas B2B.
Por que o ABM é importante para empresas B2B?
A maioria dos negócios B2B, especialmente os altamente técnicos, não dependem de volume. Muitas vezes, por conta disso, o Inbound Marketing deixa de fazer sentido para as empresas que precisam cultivar centenas – ou às vezes apenas dezenas – de clientes de alto valor para ter sucesso.
Nessa escala, o Account-Based Marketing é uma estratégia capital, já que permite personalização e táticas baseadas em relacionamento. Aqui estão os motivos que fazem o ABM ser importante para essas organizações:
- Eficiência – Imagine lançar um dardo em um alvo. Se você mirar no centro, terá muito mais probabilidade de acertá-lo do que fazer um lançamento aleatório. Essa é a beleza de mirar em contas específicas no ABM. Ao focar nesses clientes de alto valor que importam para o seu negócio, sua empresa pode canalizar seus recursos de forma mais eficaz. Esse foco estratégico não apenas maximiza os esforços, mas leva também a um maior ROI;
- Personalização – Quando mensagens personalizadas que falam com suas contas-alvo são criadas, sua empresa atinge um novo nível de engajamento. Isso aumenta as chances de conversão e fortalece relacionamentos duradouros com os clientes. Esse toque pessoal faz também com que suas contas-alvo se sintam compreendidas e valorizadas;
- Alinhamento – Pense no ABM como o melhor exercício de formação de equipe. Essa estratégia garante que o Marketing e Vendas trabalhem juntos para atender a uma conta de alto valor. Esse trabalho em equipe agiliza esforços e permite que ambos os departamentos mergulhem profundamente no que o cliente precisa e determinem a melhor maneira de se comunicar;
- Retenção de clientes – Um relacionamento forte antes da assinatura de um contrato significa um relacionamento mais sólido quando uma conta se torna um cliente de longa data da sua empresa. A abordagem personalizada do ABM não apenas ajuda o fechamento de novos negócios, mas contribui também para a retenção do cliente atual e, possivelmente, no aumento da receita de upsells.
Como minha empresa pode aproveitar essas tendências de ABM para 2025?
A Okre está no mercado para fortalecer marcas B2B por meio do apoio à tomada de decisão com mais inteligência sobre o comportamento do cliente.
Como especialistas em ABM, entendemos que a personalização e a estratégia são fundamentais para o sucesso no ambiente B2B. Estamos prontos para trabalhar com novos clientes que desejam adotar o Account-Based Marketing e maximizar seu impacto no mercado.
Temos um time dedicado e focado somente em ABM, que utiliza análise de dados para segmentar e personalizar ações de relacionamento para maximizar resultados. Possuímos um time de Marketing capacitado, com uma equipe de produção e criação experiente em conteúdo de ABM, além de um Gestor de Projeto focado em implementar a estratégia nas empresas e um especialista em Growth Marketing. Além disso, trabalhamos com time dedicado plugado no cliente.
Se você está buscando uma abordagem inovadora e direcionada para se conectar com suas contas-chave de alto valor, a Okre é a parceira ideal. Estamos prontos para ajudá-lo a construir relacionamentos duradouros e a impulsionar o crescimento do seu negócio. E sempre atentos às tendências de Account-Based Marketing ano após ano.
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