Como o Employer Branding pode ajudar a sua empresa a atrair talentos?

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O Employer Branding nada mais é do que uma estratégia que visa atrair e reter talentos, além de melhorar a imagem da empresa como empregadora. Ao pensar nos colaboradores como clientes, a empresa pode melhorar a experiência dos funcionários e torná-los os verdadeiros advogados da marca. 
 

Com uma boa imagem de empregadora, o negócio consegue atrair os melhores talentos e mantê-los engajados e motivados por muito mais tempo. Isso resulta em uma equipe mais qualificada e comprometida, o que impacta positivamente nos resultados.  

 

Por isso, é importante que a organização esteja presente nos canais de comunicação que os funcionários utilizam, como as redes sociais e plataformas de avaliação de empresas – oferecendo conteúdos educacionais e relevantes. Afinal, comunicar os valores e a cultura da empresa de forma clara e transparente é essencial para atrair e reter os melhores talentos. 
 

De acordo com um estudo realizado pelo Sprout Social (2022), por exemplo, o conteúdo educacional é mais provável de engajar e de ser compartilhado pelos colaboradores. E envolver os funcionários em conteúdos de atualizações também engaja com mais de 54% dos colaboradores 

 

 

Tenha clareza sobre qual a proposta de valor da marca  

 

Ter clareza sobre a proposta de valor da marca e criar uma proposta de valor para colaboradores – ou seja, Employee Value Proposition (EVP) – é fundamental para alinhar as expectativas e engajar a equipe em torno dos objetivos da empresa. 

 

Ao criar uma EVP, por exemplo, a empresa deve levar em consideração as expectativas e necessidades dos colaboradores, além de comunicar de forma clara e transparente os benefícios e oportunidades oferecidos pela empresa. 

 

É importante que a proposta de valor para colaboradores esteja alinhada com a proposta de valor da marca, de forma a reforçar a importância da equipe no processo de entrega de valor ao cliente. 

 

Além disso, é essencial que o conteúdo da comunicação esteja em sintonia com a essência da marca, transmitindo uma mensagem consistente e coerente em todos os canais de comunicação, internos e externos. Mostrando também como as pessoas são valorizadas na empresa e como elas contribuem para o sucesso da organização, incentivando a colaboração e o engajamento da equipe. 

 

 

Entender antes de falar 

 

Ao produzir um conteúdo que seja realmente relevante, pensando ainda em employer branding, é importante também entender as necessidades e interesses de cada funcionário ou candidato. 
 

As pessoas estão cada vez mais interessadas em trabalhar em empresas que valorizam e investem em seu desenvolvimento e bem-estar, e que oferecem oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. 

 

Isso inclui páginas de carreiras, programas de capacitação, coaching, mentoria e outras iniciativas que ajudem os funcionários a se desenvolverem e crescerem em suas carreiras.  Portanto, o conteúdo deve ser útil, atrativo e alinhado com os valores e cultura da empresa. 

 

Crie uma página de carreiras 

 

Uma página de carreiras é uma forma de criar um ambiente atrativo, rico e dinâmico, mas é preciso saber o melhor canal e criar um calendário editorial para não deixar esse importante ponto de contato morrer e se tornar apenas um banco de currículos – por isso, é importante escolher o canal certo para publicar esse conteúdo.  

 

A escolha do canal dependerá do perfil do público-alvo da empresa e das estratégias de recrutamento adotadas. Por exemplo, o LinkedIn é uma plataforma popular para divulgar vagas de emprego e conteúdo relacionado a carreiras, enquanto o Instagram pode ser mais eficaz para atrair talentos mais jovens e criar uma marca empregadora forte. 

 

Independentemente do canal escolhido (se é LinkedIn, Instagram, Twitter ou site), escolha de forma estratégica e mantenha a constância! Isso pode incluir, por exemplo, postagens sobre cultura da empresa, histórias de sucesso de funcionários, dicas de carreira e desenvolvimento profissional, e informações sobre os benefícios e programas de capacitação oferecidos pela empresa. 
 

A Bosch, uma empresa multinacional alemã de engenharia e eletrônica com sede em Gerlingen, por exemplo, está presente no Facebook e Instagram, com a página “Bosch Carreiras”. Na página, é possível encontrar diversos conteúdos que ajudam no desenvolvimento profissional.  

 

 

Dê voz aos funcionários 

 

Para dar voz aos funcionários e colocá-los à frente como líderes dos grupos, é fundamental criar um ambiente de diálogo e incentivar a participação ativa de todos. Isso pode ser alcançado por meio de uma comunicação transparente e aberta, onde cada um tenha a oportunidade de compartilhar suas ideias e opiniões. 

 

Isso ajuda a transmitir a proposta de valor da marca aos demais candidatos de uma maneira autêntica e inspiradora, o que é fundamental para o sucesso da empresa a longo prazo. 

 

A voz do funcionário incentiva a experiência, o engajamento, o bem-estar e até mesmo a retenção de colaboradores.  

 

Por isso, crie um ambiente de conversa e mais transparência para que o valor da marca seja construído na prática por todos e não imposto. Se as pessoas se sentirem ouvidas dentro de uma empresa, é bem mais provável que elas queiram ficar. 

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