Um streamer de bilhões  de views e o que isso aponta para a sua marca?

Compartilhe

Como um streamer brasileiro recebeu a autorização da Fifa para realizar a transmissão oficial dos jogos da Copa de 2022 no país? Essa é a pergunta que eu me fiz ao ler a notícia de que, pela primeira vez na história das transmissões da Copa do Mundo, um streamer engraçado que faz vídeos do seu próprio quarto, chamado Casimiro, se consolidou como uma grande mídia de entretenimento.  

 

Isso considerando que estamos no país de grandes dimensões territoriais e com mais de 200 milhões de habitantes. Uma tarefa nada fácil para quem não vem de uma grande estrutura televisiva tradicional mas consegue um alcance maior do que muitos canais TV aberta. Entender essa possível revolução do streaming me levou a desenvolver este artigo a convite da Carlijn Postma. 

 

Casimiro é um streamer de 29 anos de muito sucesso no Twitch* e no Youtube por suas transmissões que perduram até a madrugada com muita espontaneidade sobre futebol, explorando reactions de vídeos e até momentos aleatórios de humor, que podem ter, inclusive, conselhos amorosos. 

 

Para quem não conhece, Twitch é uma plataforma que foi comprada pela Amazon e que conquistou o mundo por viabilizar a transmissão de  partidas de games e e-sports. Usuários podem assistir gamers profissionais jogando em tempo real ou quem desejar que estiver fazendo o streaming do seu próprio jogo. A Twitch  ainda possibilita que o streamer ganhe dinheiro com isso e acaba criando uma comunidade em torno de gamers. Segundo dados que vazaram da plataforma após um ataque hacker, um dos principais streamers, Alanzoka, com mais de 6 milhões de seguidores, recebeu mais de U$1,7 milhões de 2019 a 2021 na Twitch. A lista mostra que 81 jogadores ganharam mais de U$1 milhão  no mesmo período.  

 

Bom, Casimiro é um desses nomes de destaque dessa plataforma, e criou o seu canal em 2018, mas explodiu mesmo no período da pandemia com a sua arte de contar histórias e fazer comentários aleatórios e engraçados. E embora o seu lado carismático e de humor seja a sua marca, ele vai além disso.  

 

Um dos seus tweets conquistou um milhão de curtidas durante as eleições brasileiras ao desmentir uma fake news criada pela família Bolsonaro. Sem medo de falar e de posicionar, fala de política e está engajado em causas humanitárias, como quando orquestrou uma campanha de levantamento de fundos para uma cidade carioca que havia enfrentado um dos maiores desastres naturais já vistos no local. No total, a arrecadação atingiu cerca de R$250 mil, sendo que R$30mil veio do próprio bolso do streamer. Fora isso, já mobilizou seus seguidores para ajudarem um brasileiro a conseguir uma bolsa de estudos nos EUA, entre outras situações de doação pública. 

 

A força da influência de Casimiro aparece também quando, em janeiro de 2022, o streamer pediu publicamente para Netflix liberar a transmissão de “Neymar – O Caos Perfeito” no seu canal da Twitch. O pedido de Cazé se transformou na campanha por meio da hashtag #NetflixLiberaOCaze, que viralizou e recebeu apoio do próprio craque do futebol. No dia 24 de janeiro, a Netflix concedeu uma pré-estreia do primeiro episódio da série no canal do Casimiro.  

 

Com recorde atrás de recorde em views e subs em seus canais, Casimiro foi ficando mais forte e criando um streaming com cara própria, editorias não muito bem definidas mas uma identidade inconfundível, sempre marcada pela espontaneidade.  

 

O coração do seu canal é, com certeza, o futebol. Ele já vinha realizando transmissões dos campeonatos brasileiros regionais, que até então apenas as TVs abertas tinham autorização para tal. Em um desses jogos, mais de 600 mil pessoas assistiram à partida 

 

Acho que até aqui já deu pra entender um pouco sobre o que faz Casimiro ter toda a força para chamar a atenção da Fifa. Com mais de 1 bilhão de views na Twitch, e mais de 4 milhões de inscritos, não é preciso muito esforço para perceber que a FIFA fez uma escolha inteligente em apostar no mundo de quem circula bem pelos eSports, Youtube, e tem um alcance que talvez a TV aberta não compreenda. Casimiro então fez um fato histórico com a Cazé TV. 

 

Esse acordo inédito entre FIFA e Cazé TV só foi possível porque a Globo, principal rede de televisão brasileira, perdeu a exclusividade dos direitos ao tentar postergar o pagamento de U$90 milhões referente a uma parcela da exclusividade na transmissão de jogos nas Copas de 2018 e 2022.  

 

Nessa brecha, Casimiro fechou uma parceria-chave com a empresa de licenciamento esportivo Livemode, que o representou nessa negociação e pretende “conectar o futebol ao novo mundo de transmissões esportivas”.  

 

O resultado é estrondoso. O streamer conseguiu bater o recorde mundial de audiência simultânea no YouTube, com quase 5 milhões de dispositivos conectados. Casimiro é também o dono da maior live de futebol no Brasil, com pouco mais de 5,1 milhões ao somar a CazéTV no YouTube com o seu canal da Twitch. Para quem tem curiosidade: isso aconteceu na vitória da seleção brasileira sobre a Suíça, pela segunda rodada do Mundial disputado no Qatar. 

 

Parece que mesmo quando a TV mostra o que as pessoas querem ver, há um mar de gente procurando por opções mais autênticas no universo dos streamings. Aparentemente, é só o começo de uma grande revolução do entretenimento que sinaliza uma mudança importante no comportamento das pessoas. É também um novo universo para as marcas entenderem que o mundo já mudou. Acompanhar o sucesso de Casimiro pode falar muito sobre nosso futuro. 

 

 

Newsletter

Leia mais+